domingo, 20 de junho de 2010

Pense criativamente!

Pensar criativamente não é um privilégio de pessoas geniais. Na verdade, todos são capazes de gerar idéias novas..
O que precisamos é gerar condições para que a criatividade se manifeste. Existem algumas características do pensamento criativo:
Fluência
É a capacidade de gerar um grande fluxo de idéias sobre um mesmo tema. A abundância é necessária para se obter qualidade criativa.
Flexibilidade
É a capacidade de alterar o pensamento ou conceber a realidade ao nosso redor de maneira diferente, vencendo o preconceito e vendo sob um novo ângulo.
Originalidade
É a capacidade de produzir idéias raras ou incomuns. É a novidade, a quebra dos padrões habituais de pensar. A originalidade é um dos componentes da criatividade, mas não um sinônimo.
Inconformismo
É a capacidade de não se render à rotina. A inquietação é um elemento básico da criatividade. O indivíduo acomodado e adaptado não gera idéias inovadoras.
Humor
A espontaneidade e a impulsividade das pessoas criativas oferecem-lhes maiores possibilidades de brincar com as idéias. Combinando elementos de maneiras incomuns, inesperadas e engraçadas, conseguimos descobrir semelhanças entre fatos ou idéias que sempre achamos distantes entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário