quarta-feira, 30 de junho de 2010

Auto-estima e Amor-próprio

*Resumo

Por auto-estima compreenda-se o quanto alguém pensa ter ou ser o estimado/ valorizado por si, sendo amor-próprio o resultado de querer o bem de si, até mesmo devido ao pensar-se possuidor de boas qualidades, de acordo com os próprios critérios, baseados nos outros ou não, pensando ter ou não faltas e falhas.

Entendendo-se amor como se sentir bem ao buscar o bem-estar do outro em prol do outro primariamente, também recebendo de alguma forma algum bem-estar do outro secundariamente, é necessário que o amado seja belo e/ou virtuoso aos olhos do amante.

Para saber da possibilidade de amar de alguém, duas reflexões podem ser feitas: (1) o quanto o indivíduo é capaz de amar o outro naquele momento da vida dele e (2) quais os valores do indivíduo em questão, juntamente com a possibilidade de pensar e existir esses no outro. Referente ao primeiro, amar significa, pelo menos em dado momento, preocupar-se mais com o bem-estar do outro do que com o próprio, o que para muitos, em diferentes momentos da vida será inconcebível, quando não impossível por toda a sua existência. Com relação à segunda reflexão, faz-se necessário uma lista de valores do indivíduo, assim como quando ele pensa vê-los exibido no outro ou até mesmo em si.

(1)Dessa forma, se os valores forem poucos e etéreos, o amor estará fadado a pouco tempo de vida. Por exemplo: quem valoriza apenas dinheiro, status de poder político, beleza magra, jovial e afins, provavelmente deixará de amar em pouco tempo, pois as razões do seu amor são altamente descartáveis e substituíveis, tornando o amor frágil.

(2)Entretanto, se o amor for baseado em valores pensados e reais referente ao outro, como prudência, justiça, temperança, fidelidade, lealdade, inteligência, conhecimento, lucidez, simplicidade, humor e outros, ou seja, as virtudes da amizade e diálogo, o amor será mais sólido por ter valores mais duradouros e mais difíceis de serem perdidos, achando, portanto muitos laços para o vínculo.

Uma das maiores buscas humanas é o se relacionar com o outro, amar, crescer e envelhecer juntos de maneira saudável, possibilidades essas muitas vezes dificultadas e até mesmo impossibilitadas porque o que permitiria esse relacionamento, muitas vezes, não faz parte do espírito do indivíduo que busca esse sonho.

Bayard Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário